CLUB apresenta seus primeiros resultados em seminário do BID no Panamá

O prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr., presidente do CLUB (Centro de Logística Urbana do Brasil), apresentou os resultados iniciais dos trabalhos realizados em 2012 durante o I Seminário da Rede de Observatórios de Transporte de Carga e Logística do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O seminário foi realizado durante os dias 4, 5 e 6 de dezembro na Cidade do Panamá, Panamá.

O seminário, intitulado “Levantamento e Sistematização de Dados sobre Transporte de Carga e Logística: Impacto nas Políticas Públicas”, reuniu grupos de diversos países da América Latina que atualmente trabalham na composição de um amplo banco de dados e de informações sobre Logística Urbana, mantidos pelo Observatório Regional do BID.

O encontro permitiu a troca de experiências entre os participantes dos diversos países, que puderam conhecer os métodos, a sistematização e a apresentação dos dados levantados, além das suas possíveis aplicações na elaboração de políticas públicas nos setores de transporte urbano e logística. No total, havia representantes de 15 países da América Latina.

No Brasil, o trabalho tem sido realizado pelo grupo que compõe o CLUB, liderado pelo prof. Orlando Fontes, do LALT / UNICAMP. Na ocasião do seminário, ele apresentou os primeiros resultados obtidos pelo CLUB em 2012, que em breve serão divulgados. Do mundo acadêmico, também esteve presente o Prof.  Donald  Ratliff, do SCLI Georgia Tech University.

A proposta apresentada pelo CLUB foi muito discutida pelos participantes, pois  é inovadora em termos de construção de observatórios logísticos. O método do CLUB apoia-se em uma estratégia de “co-criação”, envolvendo os três principais atores do processo: os órgãos públicos, as empresas privadas e as universidades.

On December 7th, 2012, postado em: NOTÍCIAS by

Deixe seu comentário