Seminário discutirá Logística Urbana de Teresina

A ideia surgiu da necessidade de alavancar a vocação para o comércio e a prestação de serviço

Gestores públicos, empresários e pesquisadores discutirão sobre a Logística Urbana da cidade de Teresina no próximo dia 23 de abril, no auditório da FIEPI, durante seminário realizado pela SEMPLAN, em parceria com a STRANS e a SEMDEC.

A ideia do seminário surgiu da necessidade de alavancar a vocação de Teresina para o comércio e a prestação de serviço, características marcantes desde sua fundação. Hoje, o Rio Parnaíba não apresenta importância comercial como outrora, no entanto, a cidade encontra-se localizada em um importante entroncamento rodoviário formado pela BR-316 e BR-343, que interliga os estados nordestinos à região Norte. Esta localização permite que a cidade seja amplamente demandada nos setores de assistência à saúde e educacional, não apenas do interior do Piauí, mas também de outros estados das regiões Norte e Nordeste.

O objetivo do evento é estabelecer uma discussão sobre a logística urbana da Cidade de Teresina. De acordo com Kaki Afonso, secretária Executiva de Planejamento Urbano, o seminário vai gerar proposições que apontem para a elaboração e a implementação de uma política macro que solucione os problemas de logística da Cidade. “Como resultado deste seminário teremos um direcionamento para questões relacionadas às dificuldades de circulação urbana, em especial as operações de carga e descarga realizadas no Centro e um direcionamento para um maior desenvolvimento do Distrito Atacadista e Distribuidor, situado no Polo Industrial Sul”.

E acrescenta: “ Nossa proposta é de trabalhar com uma visão de futuro, dando infra estrutura urbana, equidade social, desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e melhoria de vida para os teresinenses e quem circula por aqui. A parceria público privado também é fundamental em todo este processo e vários projetos serão desenvolvidos juntos.”

O público alvo é composto por representantes das secretarias municipais e estaduais ligadas diretamente ao planejamento da cidade, desenvolvimento urbano e econômico, turismo e meio ambiente. Também serão convidados membros da Associação Piauiense dos Atacadistas e Distribuidores ( APAD), do Sindicato das empresas de Transportes de Carga e Logística do Piauí ( SINDICAPI), da Associação Comercial Piauiense( ASCOPI), do Clube de Diretores Lojistas e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PI).

Neste contexto geral, a logística urbana da cidade torna-se fundamental para o seu desenvolvimento. A elaboração de uma política voltada para um ordenamento logístico de Teresina trará grandes benefícios econômicos e urbanísticos, uma vez que sua característica histórica de entreposto comercial e de serviço possui um expressivo potencial de crescimento.

Fonte: http://teresina-pi-gov.com.br/noticias/semplan/seminario-discutira-logistica-urbana-de-teresina-5977.html

On April 17th, 2013, postado em: NOTÍCIAS by

Deixe seu comentário