SOBRE

A preocupação com a sustentabilidade urbana tem originado uma série de debates voltados à movimentação de pessoas e de cargas. No Brasil, a discussão da sustentabilidade da carga urbana, embora necessária, é ainda incipiente.

Neste sentido, um grupo de pesquisadores, órgãos públicos e operadores logísticos uniram esforços e propuseram, em 2011, a criação do CLUB – Centro de Logística Urbana do Brasil - com o intuito de difundir o conhecimento teórico e prático sobre Logística Urbana no país.

O papel do CLUB é facilitar a aprendizagem, disponibilizar e socializar conhecimento, criar espaços de experimentação de novas tecnologias e processos, além de apresentar experiências de sucessos e fracassos já ocorridos. Dessa forma, o CLUB fomenta a discussão, a produção e a publicação de pesquisas e práticas adequadas à realidade brasileira no campo da Logística Urbana.

No âmbito acadêmico, o CLUB é formado por um grupo de pesquisa do CNPq, intitulado Logística Urbana, sob a coordenação do Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr (LALT / UNICAMP).

No poder público, o CLUB conta com o apoio de gestores de transportes de alguns municípios brasileiros, como Campinas, Guarulhos, Fortaleza, Rio de Janeiro e Curitiba. No setor privado, conta-se com o apoio de operadores logísticos para a implementação de estudos pilotos de logística urbana nas cidades brasileiras.

O CLUB é também apoiado pelo Banco Mundial e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Ao longo do ano de 2012, com o apoio destes bancos, o CLUB vem promovendo mensalmente encontros temáticos e grupos de discussão sobre logística (os chamados “Grupos Focais”), que têm contado com a participação de diversos atores envolvidos na questão da logística urbana de cargas. Imagens desses encontros podem ser vistas aqui.

Com este Centro de Logística Urbana espera-se consolidar a pesquisa nesta área no Brasil, reunindo os esforços de todos os envolvidos na construção de soluções próprias para a realidade brasileira.

Veja nesta página a lista das instituições que apoiam o CLUB.